1- Objetivos:
A Arena Number One promove o campeonato society com o intuito
de integrar lazer e melhorar a qualidade de vida através
do esporte.
2- Disposições Preliminares:
Este regulamento estabelece as regras que regem o campeonato,
sendo aceito por todos os participantes.
3- Conhecimento das Regras:
Todos os atletas inscritos declaram ter conhecimento das Leis
Desportivas pertinentes ao campeonato.
4- Inscrição dos Atletas:
•
1- Cada equipe poderá inscrever até 25 atletas na ficha de
inscrição, que deve ser entregue antes do início do campeonato.
•
2- A ficha de inscrição deve conter o nome completo e o CPF de
cada atleta, para garantir a correta identificação e validação da inscrição. Atletas
com informações incompletas ou incorretas na ficha poderão ter sua inscrição
recusada ou invalidada para participação.
•
3- A não entrega da ficha resultará na perda de 1 ponto na
classificação geral.
•
4- A inscrição de novos atletas será permitida somente até a 4ª
rodada do campeonato.
•
5- Após a 4ª rodada, não será mais permitida a inclusão de nenhum
atleta, independentemente da justificativa.
•
6- Só poderão ser inscritos atletas que ainda não tenham
participado por outra equipe.
•
7- Para que o atleta esteja apto a jogar, ele deve estar
previamente inscrito na ficha oficial da equipe até sexta-feira, às 18h, antes
da rodada.
•
8- Inscrições feitas após esse prazo não permitem que o atleta
atue na rodada imediatamente posterior.
•
9- Caso um atleta atue durante o período de inscrições sem
constar na ficha oficial da equipe, ele será eliminado do campeonato.
•
10- Se as inscrições já estiverem totalmente encerradas (por
exemplo, já está durante fase de mata-mata) e a equipe utilizar atleta
não inscrito, a equipe será eliminada do campeonato.
•
11- As inscrições são livres para jogadores amadores a partir
de 16 anos.
5- Representante da Equipe:
Cada equipe deve designar um representante responsável, que será o
único autorizado a apresentar reclamações. O representante deverá protocolar a
reclamação formalmente, expondo os fatos e anexando as provas necessárias para
análise pela organização.
6- Taxas:
- 1-
A taxa de inscrição é de R$ 900,00 à vista ou em 3
parcelas de R$ 317,00, sendo o parcelamento somente no cartão de
crédito.
- 2-
O pagamento da arbitragem é de R$ 70,00, podendo ser feito em
dinheiro ou via PIX, devendo ser realizado antes de cada partida.
- 3-
Caso uma equipe não cumpra suas obrigações financeiras (ex.: pagamento da
arbitragem), poderá sofrer penalizações.
7- Equipamentos e Conduta dos Jogadores:
- 1-
Jogadores não podem usar: relógios, brincos, jogar descalços, estar
embriagados ou com ferimentos sangrando.
- 2-
É obrigatório o uso de chuteiras society; chuteiras com travas resultarão
em expulsão na próxima partida.
8- Uniformes:
As equipes devem se apresentar uniformizadas:
- 1-
Somente as camisas são obrigatórias; calções podem ser de qualquer cor.
- 2-
Não será emprestado colete para completar o uniforme, e não é permitido
usar uma camisa parecida ou diferente da camisa oficial da equipe.
- 3-
Se houver semelhança entre uniformes, coletes serão fornecidos ao
visitante, que deve usá-los por cima da camisa ou a equipe pode optar por
inverter as camisas.
- 4-
Jogadores com camisas diferentes estarão suspensos para a próxima partida.
9- Responsabilidade Médica:
Não nos responsabilizamos por despesas médico-hospitalares.
10- Apresentação da Bola:
Cada equipe deve trazer uma bola em condições de jogo. Caso
contrário, a bola poderá ser alugada por R$ 10,00, e se não for
devolvida, será cobrada uma taxa de R$ 100,00.
11- Faltas e Tiros Livres:
Cada equipe tem direito a 6 faltas por tempo; a
sétima falta resultará em tiro livre a 1 metro da área.
12- Regras para o Goleiro:
O goleiro só pode sair jogando com as mãos e não pode pegar a bola
com as mãos na lateral.
13- Cartões
Os cartões utilizados serão amarelos e vermelhos, com penalidades
específicas para cada um:
- 1-
O jogador que receber cartão vermelho ficará suspenso por uma partida; três
cartões vermelhos resultarão na eliminação do atleta do campeonato.
- 2-
O jogador que receber três cartões amarelos ficará suspenso por uma
partida, zerando os cartões para a fase seguinte (o mesmo não ocorrerá com
o cartão vermelho).
14- Normas para as Equipes:
- 1-
Haverá uma tolerância de 30 minutos para o início das
partidas.
- 2-
A equipe que abandonar o campeonato ou não cumprir suas obrigações ficará
impedida de inscrever atletas em futuros campeonatos.
- 3-
Cada equipe pode substituir jogadores quantas vezes quiser, desde que o
substituto entre pela linha central.
- 4-
Os jogos exigem um mínimo de 6 atletas e um máximo
de 9; caso contrário, a equipe perderá por WO e deverá arcar
com os custos da arbitragem.
- 5-
A equipe que não comparecer no jogo marcado deve avisar até terça-feira,
pois após essa data já haverá árbitro escalado e a equipe deverá realizar
o pagamento da arbitragem.
- 6-
Somente poderão permanecer no banco de reserva os atletas inscritos na
ficha do campeonato, e é proibido o consumo de bebidas alcoólicas no banco
reserva e em toda área fechada demarcada do campo.
- 7-
É obrigatório que a equipe permaneça em campo durante pelo menos 50%
do tempo regulamentar da partida para evitar a eliminação. A
equipe que der WO ou atuar por menos de 30 minutos será eliminada
do campeonato. A equipe que
permanecer em campo receberá 3 pontos e terá um acréscimo
de 3 gols no saldo de gols.
- 8-
Quando há falta de uma equipe para a partida, a outra equipe para ganhar
os pontos terá que estar uniformizada, assinar súmula e assumir sua parte
do pagamento do árbitro.
15- Normas para os Atletas:
- 1-
O jogador só poderá disputar o torneio se estiver devidamente inscrito e
deve assinar a súmula do jogo; caso contrário, estará suspenso.
- 2-
Todo atleta deverá assinar a súmula da partida com a mesma assinatura
constante em seu documento oficial (RG, CNH ou equivalente) .
- 3-Se
houver falsificação de assinatura, a equipe estará automaticamente
eliminada.
- 4-
O atleta que assinar a súmula de duas ou mais equipes estará
automaticamente eliminado do campeonato.
- 5-
O jogador precisa ter participado de ao menos uma partida da 1ª fase
para estar apto a atuar na 2ª fase (mata-mata).
- 6-
O atleta eliminado por agressão física poderá participar dos próximos
campeonatos mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 100,00 por
descumprimento das regras disciplinares.
- 7-
Atletas com posturas desrespeitosas ou ofensas à organização ou árbitros
poderão ser punidos com suspensão ou eliminação, conforme análise da situação
pela organização.
16 – Agressões Físicas e Condutas Graves
- Qualquer
ato de agressão física, tentativa de agressão, ameaça ou comportamento
violento contra árbitros, membros da organização, adversários ou
torcedores resultará em eliminação imediata do atleta e/ou equipe,
conforme a gravidade da situação.
- Agressões
contra árbitros ou membros da organização podem resultar também na eliminação
da equipe envolvida e na proibição de seus atletas participarem de
futuras edições do campeonato.
- Atitudes
desrespeitosas, ofensas verbais, ameaças ou comportamentos antidesportivos
serão analisadas pela Comissão Disciplinar, que poderá aplicar
penalidades como suspensão, multa ou eliminação.
- Todos
os casos serão registrados em súmula e julgados com base nos relatos da
arbitragem e da organização.
17- Penalidades pela Presença Indevida em Campo:
Se uma equipe estiver com jogador a mais em campo, isso poderá
gerar perda dos pontos da partida. A situação será analisada com base no relato
do juiz e pela organização aplicará as consequências adequadas (eliminação ou
expulsão).
18- Formas para Competição:
- Cada
jogo será disputado em 2 tempos de 30 minutos, com intervalo
de 10 minutos entre cada tempo.
- Na
segunda fase, os jogos serão eliminatórios.
- A
classificação para a segunda fase será realizada de forma geral,
considerando o desempenho de todas as equipes na fase classificatória,
independentemente dos grupos, classificando os melhores colocados para o
mata-mata.
- Em
caso de empate no tempo normal de jogo, a decisão da vaga será pela
cobrança de penalidades; isto ocorrerá a partir da segunda fase, sendo
cinco cobranças para cada equipe. Se não houver ganhador após essas
cobranças, novas cobranças serão realizadas alternadamente até definir um
vencedor.
- Critérios
para desempate:
- Número
de vitórias.
- Saldo
de gols.
- Confronto
direto.
- Gols
marcados.
- Menor
número de cartões vermelhos.
- Sorteio.
- Os
jogos serão realizados aos sábados e domingos nos horários determinados
pela Arena Number One.
29 – Direitos de Imagem e Divulgação
1. Ao
participar do campeonato Arena Number One, todos os atletas, equipes e demais
envolvidos autorizam a captação, gravação e uso de imagens, fotos e vídeos em
que possam aparecer, para fins de divulgação nas redes sociais, sites,
materiais promocionais e outras mídias relacionadas ao campeonato.
2. Esta
autorização é concedida de forma gratuita e por tempo indeterminado, sem que
haja qualquer tipo de remuneração ou compensação.
3. Caso
algum participante não concorde com o uso de sua imagem, deverá comunicar
formalmente à organização antes do início do campeonato.
20- Arbitragem:
A arbitragem do campeonato será realizada por árbitros vinculados
à AADAP – Associação de Árbitros Desportivos do Alto Paranaíba – e estará
respaldada pelo Código Disciplinar da entidade. Qualquer ato disciplinar
praticado contra a equipe de arbitragem será devidamente relatado e encaminhado
à Comissão Disciplinar, composta por 07 (sete) membros indicados pela
associação. Compete à Comissão Disciplinar analisar e julgar as infrações
registradas em súmula, aplicando as sanções previstas no regulamento, quando
for o caso. As penalidades poderão ser direcionadas a atletas, membros da
comissão técnica e dirigentes que descumprirem as normas desportivas. As notificações
preventivas, bem como os avisos sobre datas de análise e julgamento, serão
enviadas ao responsável da equipe, que terá a obrigação de informar o(s)
infrator(es). Esclarecemos que não estamos proibindo atletas ou dirigentes de
praticarem o esporte, mas informamos que os árbitros vinculados à AADAP não
atuarão em jogos que envolvam infratores durante o período de cumprimento da
penalidade disciplinar.
Comissão
Disciplinar AADAP
·
Participação de Árbitros da AADAP como Atletas: Fica expressamente
proibida a participação, como atleta, de qualquer árbitro filiado à AADAP
(Associação de Árbitros Desportivos do Alto Paranaíba) neste campeonato. Caso
seja constatada participação de árbitro
filiado à AADAP atuando como atleta em qualquer equipe, o atleta será
automaticamente eliminado do campeonato, independentemente da fase em que se
encontrar.
Pontuação:
- Vitória: 3
pontos
- Empate: 1
ponto
- Derrota: 0
pontos
Premiação:
Serão concedidos:
- Troféu
ao campeão e vice-campeão; Mais premiação em dinheiro.
- Medalhas para os
atletas das equipes finalistas.
- Prêmios
individuais como artilheiro, goleiro destaque e técnico destaque do
campeonato.
21- Disposições Finais
Este regulamento visa garantir uma competição
justa e organizada, promovendo o espírito esportivo entre todos os
participantes. Casos omissos neste regulamento serão analisados e decididos
exclusivamente pela organização do campeonato, em conjunto com a Comissão
Disciplinar, quando necessário. As decisões tomadas são soberanas e
irrevogáveis, não cabendo recurso externo.